segunda-feira, 23 de julho de 2012

Back to the job market!

Bem e à uma semana que não paro em casa...Estou de volta ao mercado de trabalho! Não é bem bem a minha área profissional mas, sem dúvida, que envolve pesquisa e a little of digging...mas é um digging nos arquivos do Hospital! Desde quinta feira que me vejo rodeada de ficheiro, notas e coisas para catalogar, preparar para o dia seguinte, de forma minuciosa... Basicamente a minha secretária está sempre cheia de pastas, que muitas vezes nem me entend e me encontro lá no meio...E de secretária só lhe conheço o nome porque a maior parte das vezes nem me sento lá!
Estou em modo manhãs ou tardes e diga-se de passagem que o modo manhãs é movido a muita cafeína...
Tenho que ver se arranjo uma daquelas canecas em que dá para colocar umas bolachitas, já que o tempo para paragens também é escasso... Mas, embora seja uma mudança pseudo radical de profissão, não deixo de estar muito contente com isso... A verdade é que aqui, tenho um contracto permanente, coisa que nunca conheci em Portugal, desconto bem menos para os impostos e ganho mais do que ganhava em Portugal. É bom ser remunerado pelo nosso trabalho e não me queixo deste, pois não fui feita para estar parada!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Coisas do Eneagrama+Coisas de UK = Teoria Engraçada

Quem já passeou por Londres sabe bem que um dos verdadeiros recuerdos a levar para casa é uma qualquer com a frase Keep Calm and Carry On, seja em canecas, em saleiros ou em ímanes para colocar nos frigoríficos!

Ora a onda Keep Calm and Carry On levou a que fossem criados um sem número de outros logótipos mantendo o Keep Calm e alterando a sua terminação! E é aí que entra o eneagrama... Numa recente pesquisa pela base de dados de imagens do google pude constatar que existe um logótipo para cada Tipo do Eneagrama.

Então para o Tipo 1 nada mais do que um relacionado com o trabalho, o fazer, o esforçar-se!



Para o Tipo 2, que tal um rescue on, na busca do ser prestativo, de ser um verdadeiro salvador, de ajudar os outros!




Tipo 3
que dizer deste...ser um máximo, espectacular...be awesome...que mais dizer?



Bem ao jeitinho do Tipo 4, que tal puxar pela criatividade, dar azo à sua veia artística, quem sabe excêntrica e um tanto ou quanto melancólica...já que tendo dado algumas aulas de história de arte pude constatar que há sempre um quê de melancólico na pintura!



E o que é que o Tipo 5 gosta mesmo, mas mesmo de fazer?? Ler, estudar, cultivar-se, saber muito sobre muita coisa...Então, nada mais do que um...



Chegámos ao Tipo 6, tipo fantástico que nos faz dar gargalhadas só de ouvir os seus próprios filmes...claro está que o ideal não seria um Keep Calm, mas antes o Panic, no entanto conseguiram arranjar um que lhe assenta direitinho e quando o descobri não consegui controlar o meu sorriso, pois nada melhor existia!



Chegámos ao Tipo 7, e este tipo gosta mesmo é de farra...de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, de se entregar a muitos prazeres... Nada melhor do que isto:



O Tipo 8, correndo o risco de me estar a entregar, este tipo gosta mesmo é de estar um passo à frente de todos, principalmente para descobrir os seu pontos fracos e usar isso a seu favor...Para ele tudo é uma conquista, seja no trabalho, seja nas amizades, seja no amor...Tudo é um campo de batalha, por isso na cabeça deste tipo corre algo do género deste logótipo:



E chegámos, finalmente, ao Tipo 9... E neste eu larguei uma valente gargalhada, pois só via a imagem do meu marido na minha cabeça...O valente adepto do sofá, do preguiçar de manhã, à tarde e à noite, não podia ter nada melhor do que o que se segue...Podia ser Keep Calm and Relax, podia! Mas é algo do género...



A verdade é que tudo isto é engraçado e nos faz rir por um bocado mas, se aprendemos alguma coisa com o eneagrama, é que tudo isto são máscaras que criamos e são essas máscaras que devemos deixar cair...Portanto, muito se poderia dizer do eneagrama mas acho que esta é a melhor forma de terminar esta engraçada teoria!

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Saudades


Ontem bateram forte as saudades…saudades das pessoas, das coisas que ficaram para trás, dos lugares…bateram e as lágrimas caíram pelo rosto…

A parte mais difícil desta mudança é isto…a adaptação a um novo lugar, o criar novos laços, mas sobretudo, o sentir-se pertença deste novo lugar…

As coisas estão a melhorar a pouco e pouco mas ainda bate forte tudo o que ficou para trás…Às vezes apetece tanto ir ter com aquela amiga com quem se bebia uma heineken ou, então, ver aquelas amigas que foram mães e poder acompanhar o crescimento dos seus bébés…

São as pequenas coisas e os pequenos momentos que me deixam mais saudades…

Aqui vive-se num turbilhão, num turbilhão de emoções, sentimentos, dúvidas, esperanças…sente-se falta dos amigos, de Coimbra, de Portugal (mas não da economia de Portugal), de Portugal país, das suas paisagens, dos seus espaços e das suas tradições…

Aqui temos que criar novos hábitos, novas sensações e alegrias…aqui aprende-se a contar até 10 mais rápido =) e respira-se muito mais para não explodir!

Aqui fica a saudade, perdida em nós, e os dias dias têm momentos em que tudo são sorrisos e a seguir, tudo são lágrimas…

Aqui, aguarda-se ansiosamente a visita dos amigos, para criar novas emoções, matar saudades e criar novos momentos a recordar!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Perspectiva



Há 20 dias que sou oficialmente residente no Reino Unido...Uma mudança que demorou qb a aceitar e a sistematizar mas que, de à 10 dias sensivelmente para cá, tem trazdido boas notícias e algumas alegrias.
Sempre pensei nesta mudança, como uma mudança de perspectiva...Como que um olhar diferente para as nossas vidas, para os nossos sonhos e, sobretudo, para aquilo que queríamos ser e que queríamos construir! Não foi uma perspectiva fácil de adquirir, nem é fácil de compartimentalizar!
Habituamo-nos tantas vezes a dividir a nossa vida em compartimentos, que de quando em quando fechamos, para só voltar a abrir quando já tiverem teias de aranha, que, quando o queremos fazer realmente se torna difícil. Uma mudança como esta,não é, de longe, fácil de compartimentalizar, pois não dá para guardar em gavetas amizades, momentos e sorrisos que deixamos noutro país. Não é fácil, guardar numa outra gaveta, o que fomos construindo ao longo dos últimos 10 anos...
No entanto, e foi o que aprendi a fazer nestes 20 dias, é fácil pendurar fotos, guardar mensagens, pequenos recuerdos de momentos passados e fazer disso algo que podemos trazer para a nossa nova vida! Não mata a distância, mas alivia um pouco as saudades...

E o melhor de tudo, é quando começam a chegar as boas notícias da mudança e começas a sonhar com o teu espaço, com o crescimento que estása ter e com as novidades que podes partilhar...

Como em tudo, é uma questão de perspectiva...E em Maio de 2011, a minha perspectiva era bem diferente da que tenho agora, aliás, a minha perspectiva da semana passada, é muito diferente da que tenho hoje...às vezes, basta só limpar as lentes para vermos com uma melhor claridade!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mudança!



Amanhã é o dia...amanhã tudo muda, tudo se torna diferente...apenas uma certeza estaremos juntos neste caminho...
Nós contra o mundo...
Não há muita ansiedade mas as mudanças implicam sempre grandes reflexões, profundas, que nos inflamam o cérebro de pensamentos!

Não quero inflamar muito o meu cérebro, quero partir de coração sereno, tranquilo...

Que seja apenas uma boa mudança!